- 81451 Visitas
ANFAPE
       
Home
---------------------------------------
Andamento da causa
---------------------------------------
Sala de Imprensa
---------------------------------------
Noticias
---------------------------------------
Recebe nossa Newsletter
  Nome:
 
  E-mail:
 
 
Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças tem como a missão incentivar o debate sobre a atuação das montadoras frente ao mercado de reposição gerando conhecimento e envolvimento de todos do segmento para a criação de propostas referencial nacional e internacional, tanto para os fabricantes como os distribuidores do mercado de reposição.
 
ANFAPE recebe apoio de distribuidores
ANFAPE RECEBE APOIO DE DISTRIBUIDORES



No Brasil são cerca de mil, que fornecem para 130 mil varejistas

Com o intuito de atrair o apoio dos distribuidores, importante elo da cadeia de autopeças, a ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças - realizou um evento especialmente voltado para o setor, com a presença de 250 representantes.
O objetivo era esclarecer aos empresários da categoria sobre as principais atividades que a associação vem realizando e os rumos a seguir. Desde abril, a entidade move uma ação contra as montadoras Fiat, Ford e Volkswagen no Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC), por abuso de direito e de poder econômico. Essas empresas vêm registrando o desenho industrial (DI) dos componentes visuais de seus veículos para tentar impedir, mediante o envio de notificações extrajudiciais e ações resultantes em buscas e apreensões, que os fabricantes independentes produzam e comercializem essas peças.
“Muitos distribuidores já estão cientes do que vem acontecendo no mercado, inclusive já sofreram buscas e apreensões das montadoras. Entretanto, é necessário elucidar, na prática, tudo o que a entidade vem fazendo e alertá-los sobre a importância de aderirem à causa”, afirma Renato Ayres Fonseca, presidente da ANFAPE.
Além da presença maciça do segmento, a ANFAPE conseguiu reunir também importantes entidades da cadeia como Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos), Andap (Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças), Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios), Amap/RJ (Associação do Mercado de Autopeças do Estado do Rio de Janeiro), Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) e autoridades como o deputado estadual Vanderlei Siraque (PT-SP).
Em discurso durante o evento, a Força Sindical, entidade que representa os direitos e interesses dos trabalhadores brasileiros, reafirmou seu apoio à causa da ANFAPE. “Entramos nessa luta não somente pela manutenção dos empregos, mas por considerarmos uma causa justa e que deve ser defendida”, afirmou Jefferson Coriteac, secretário da entidade.
Outro ponto relevante, abordado pelo presidente da ANFAPE, foram as conseqüências econômicas e sociais para a sociedade caso não exista mais o mercado de reposição independente como alternativa aos produtos genuínos. “As famílias terão uma perda em suas poupanças e conseqüente diminuição da qualidade de vida, uma vez que ou elas disporão de mais recursos para manutenção de seu bem ou não terão condições para tal, fazendo-o perder valor de mercado, devido ao alto preço das peças”, destacou Fonseca.

<< Voltar
  ©2009 - Anfape