- 82718 Visitas
ANFAPE
       
Home
---------------------------------------
Andamento da causa
---------------------------------------
Sala de Imprensa
---------------------------------------
Noticias
---------------------------------------
Recebe nossa Newsletter
  Nome:
 
  E-mail:
 
 
Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças tem como a missão incentivar o debate sobre a atuação das montadoras frente ao mercado de reposição gerando conhecimento e envolvimento de todos do segmento para a criação de propostas referencial nacional e internacional, tanto para os fabricantes como os distribuidores do mercado de reposição.
 
ECAR ENTREGA CARTA DE APOIO A ANFAPE

         A causa defendida pela Anfape – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças – que visa assegurar o direito do consumidor reparar livremente seu veículo, sem ser obrigado a comprar exclusivamente as chamadas “peças originais”, podendo adquirir peças similares, obteve apoio formal de importante associação europeia, a ECAR – The European Campaign for the Freedom of the Automotive Parts and Repair Market.

         Representada por seu presidente, o Sr. Thomas Funke, o documento de apoio formal reafirma o direito que os consumidores, proprietários de veículos, contanto devidamente informados, devem ter de livremente escolher entre peças originais e similares, sendo as similares produzidas por empresas independentes, isto é, que não foram contratadas por montadoras.

         O apoio é fundamental, pois demonstra a representatividade de nossa causa internacionalmente”, diz Roberto Monteiro, diretor executivo da Anfape.  

         Órgãos nacionais de defesa do Consumidor também já manifestaram apoio à causa da ANFAPE, como o Fórum de Defesa do Consumidor do Rio Grande do Sul, representado por seu Presidente, Alcebidades Santini, e até o Procon/SP -Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, que, por meio de deu diretor geral, esteve presente na última sessão da CPI que ocorre na Assembleia Legislativa do Estado, e lá externou preocupação com os abusos cometidos por montadoras que buscam eliminar a opção que o consumidor tem de reparar livremente seu veículo.

O que preocupa a Fundação é o abuso de direito por parte da Fiat, Ford e Volkswagen. É exatamente a nossa questão, pois buscamos impedir o domínio do mercado por essas montadoras e, consequentemente, preservar o direito de escolha dos consumidores”, completa Monteiro.

A ECAR reúne Associações e empresas europeias renomadas no mercado de reposição, sendo elas: AIRC (Association Internationale des Réparateurs en Carrosserie), CEA (Comité Européen des Assurances), EAPA (European Automotive Panel Association), FIA (The Eurocouncil of the Fédération Internationale de l’Automotive), FIEA (Fédération Internationale des Experts em Automobile), FIGIEFA (European Federation of Independent Distributors of Automotive Spare Parts), Glass of Europe (Europe’s manufactures of building, automotive & transport glass), InterAutoGlass (International Automotive Glass Federation), UEAPME (Union Européenne de l’Artisanat et des Petites et Moyennes Entreprises), UEMV (European Glaziers Association) e AGE (Automotive Glazing Europe).

 

         Sobre a Anfape – www.anfape.org.br

A Anfape – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças surgiu com o intuito de representar e fortalecer o setor de reposição independente de autopeças no Brasil. Desde a sua constituição, em 2007. A entidade tem buscado reverter às ações de algumas grandes montadoras de automóveis que se valem do expediente de registrar os componentes visuais de seus veículos (capôs, para-lamas, para-choques, faróis, retrovisores etc.) como desenhos industriais com o propósito de inibir a atuação dos independentes no segmento de reposição, o que se dá por meio da proibição da produção e da comercialização das peças.

No início de 2007, a Anfape formulou uma representação junto ao Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência – CADE denunciando a conduta das montadoras FIAT, FORD e Volkswagen. Tal iniciativa teve como objetivo assegurar às empresas do mercado independente de autopeças o direito de produzirem e comercializarem itens visuais dos veículos. A Associação considera que as montadoras utilizam seus registros de desenhos industriais de peças automotivas de forma abusiva, o que configura conduta contrária à ordem econômica brasileira.

<< Voltar
  ©2009 - Anfape