- 85518 Visitas
ANFAPE
       
Home
---------------------------------------
Andamento da causa
---------------------------------------
Sala de Imprensa
---------------------------------------
Noticias
---------------------------------------
Recebe nossa Newsletter
  Nome:
 
  E-mail:
 
 
Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças tem como a missão incentivar o debate sobre a atuação das montadoras frente ao mercado de reposição gerando conhecimento e envolvimento de todos do segmento para a criação de propostas referencial nacional e internacional, tanto para os fabricantes como os distribuidores do mercado de reposição.
 
GESTÃO BASEADA EM PRODUTIVIDADE NO MERCADO DE AUTOPEÇAS
GESTÃO BASEADA EM PRODUTIVIDADE NO MERCADO DE AUTOPEÇAS

Fazer mais com menos é um dos principais ideais das empresas, mas para conquistar esse patamar com sinergia é preciso trabalhar a produtividade. Atualmente, o mercado automotivo enfrenta algumas questões inteiramente ligadas à falta de planejamento estratégico nessa questão.

“Se souberem trabalhar com a produtividade, as organizações podem ganhar vantagem competitiva e significativa redução de custos”, diz Roberto Monteiro, diretor-executivo da ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças.

O executivo explica que o ideal é que esse plano seja criado e executado de forma preventiva para que todos estejam preparados em situações difíceis.

“Produtividade significa pensar em como fazer a mesma coisa, que pode estar sendo praticada há mais de 20 anos, por exemplo, numa velocidade maior, trabalhando a eficiência dos profissionais e do sistema como um todo”, ressalta.

Para que as empresas consigam alcançar esse ideal é necessário derrubar paradigmas arraigados culturalmente.

Entender que existem maneiras diferentes de praticar a mesma atividade e contar com o conhecimento para experimentar novas experiências.

“No nosso caso, no mercado independente de autopeças de reposição, utilizamos a produtividade como aliada ao negócio, já que temos que oferecer aos consumidores produtos com valores menores com qualidade.

Somente dessa forma conseguimos criar uma peça com valor competitivo”, destaca Monteiro. Segundo o executivo a peça-chave para alcançar a produtividade nos negócios está na criatividade.

“Para desenvolver uma peça baseada em um produto já pronto temos que ser criativos, porque não se trata de pirataria, mas de peças originais com marca própria e procedência de qualidade”, afirma. Sobre a Anfape – www.anfape.org.br A Anfape – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças surgiu com o intuito de representar e fortalecer o setor de reposição independente de autopeças no Brasil.

Desde a sua constituição, em 2007. A entidade tem buscado reverter às ações de algumas grandes montadoras de automóveis que se valem do expediente de registrar os componentes visuais de seus veículos (capôs, para-lamas, para-choques, faróis, retrovisores etc.) como desenhos industriais com o propósito de inibir a atuação dos independentes no segmento de reposição, o que se dá por meio da proibição da produção e da comercialização das peças.

No início de 2007, a Anfape formulou uma representação junto ao Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência – CADE denunciando a conduta das montadoras FIAT, FORD e Volkswagen. Tal iniciativa teve como objetivo assegurar às empresas do mercado independente de autopeças o direito de produzirem e comercializarem itens visuais dos veículos. A Associação considera que as montadoras utilizam seus registros de desenhos industriais de peças automotivas de forma abusiva, o que configura conduta contrária à ordem econômica brasileira.

Siga a Anfape: https://twitter.com/#!/AnfapeBrasil

http://www.facebook.com/home.php#!/pages/ANFAPE
<< Voltar
  ©2009 - Anfape